Meu negócio precisa de um website?

Matheus Lima
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11/11/21
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5
Min

Devido à mudanças tecnológicas o comportamento do consumidor mudou drasticamente ao longo do tempo, o Google e outros motores de busca substituíram as listas telefônicas, hoje podemos adquirir qualquer produto ou serviço, sem precisar sair de casa ou se quer dar um telefonema, e nunca foi tão fácil para o consumidor comparar produtos e serviços fazendo escolhas criteriosas. Você mesmo já deve ter visto vídeos de comparação antes de escolher qual celular ou notebook comprar, ou então ter comparado páginas de opinião sobre restaurantes, para escolher onde reservar o encontro perfeito com o seu alguém especial. O fato é que, com o acesso democratizado e rápido à informação, os consumidores podem e querem saber tudo sobre o produto/serviço e a empresa por trás, antes de decidirem se vão comprar ou não. Mas felizmente, através de um site, você pode garantir que todas as informações e detalhes sobre o seu negócio estejam disponíveis e de fácil alcance para os seus prospectos. Assim você facilita a vida do consumidor, pois além de apresentar todas as informações de forma coesa e organizada, você pode prover testemunhos e provas sociais, tabelas comparativas, fichas técnicas, informações de contato, etc... dessa forma fica bem mais fácil para o consumidor tomar uma decisão final a favor do seu negócio. Mas tudo bem, creio que todos concordam que ter um site é sempre bom, mas será que o seu negócio realmente precisa de um? Aqui vão mais 5 razões para se ter um site e algumas dicas para você construir o seu.

Razão #1: Para ser levado a sério

Um site pode ser comparado a, ou literalmente ser, uma loja ou escritório virtual, mas também é de certa forma o "currículo" de uma empresa, pois assim como o mesmo faz para um trabalhador, o site mostra todas a capacidades e experiências da empresa, quais soluções oferecem e os seus custos. Hoje em dia apenas negócios informais ou muito pequenos não tem uma presença online concreta, as pessoas conseguem reconhecer estes padrões e os seus prospectos já esperam que você tenha um site, se você não tem, é provável que esteja sendo percebido por muitos como um negócio amador, sendo deixado de lado em favor da concorrência, da mesma forma que um trabalhador que se apresenta sem currículo perde oportunidades de emprego para a competição.

Razão #2: Para ser encontrado

Segundo o site SEO Tribunal uma pessoa comum faz de 3 a 4 buscas no Google todos os dias, ou seja, apenas na sua cidade são feitas centenas de milhares ou até milhões de buscas todos os dias. Então, você pode ter certeza que sempre terão buscas por soluções no Google que o SEU negócio oferece, e o melhor é que se o seu site for encontrado por uma dessas buscas, o usuário por trás já é um grande cliente em potencial, pois ele já estava buscando por algum negócio como o seu! Ou seja, sem um site otimizado você está perdendo clientes, está perdendo dinheiro!

Veja como ser encontrado dessa maneira no Google:

#1: De forma orgânica e gratuita

Exemplo 1

Como é visível no exemplo acima (Exemplo 1), você pode ser encontrado de forma orgânica apenas por oferecer um conteúdo relevante, que sirva de resposta ou solução para a busca do usuário, o Google sempre vai tentar encontrar as melhores "repostas" para cada busca então se o seu site for bem construído e tiver um conteúdo relevante, é muito provável que seja encontrado por clientes em potencial. No exemplo 1 podemos ver a busca: "Como aprender acordes de violão" a pessoa que fez esta busca muito provavelmente estará interessada em cursos e equipamentos musicais, então seria uma boa estratégia adicionar a "resposta" dessa busca em um site que vende instrumentos ou cursos musicais, coincidentemente é exatamente isso que acontece no exemplo 1.

Exemplo 1.1

Ao entrar no site encontrado na busca, vemos um artigo explicando os acordes e ao final temos a oferta de um curso completo (exemplo 1.1). A única desvantagem desse meio é que leva mais tempo e esforço até que resultados consideráveis apareçam, visto que é necessário criar muito conteúdo de qualidade e ainda pode levar algum tempo até que o Google considere o seu site/conteúdo como relevante e mostre como resultado para mais buscas. Mas a grande vantagem é que além de ser completamente gratuito, funciona por períodos indeterminados, uma vez que quando você publica um conteúdo no site, ele pode gerar acessos até que fique desatualizado/obsoleto.

#2: Com tráfego pago

Exemplo 2

Já este meio em princípio é bem simples, você pode literalmente pagar o Google através do Google Ads para furar a fila dos resultados e aparecer primeiro, entretanto a criação desses anúncios pode ser um tanto quanto complexa, pois você precisa conhecer muito bem o seu público e saber com exatidão as palavras chaves que eles utilizam em suas pesquisas, e então adicionar estas palavras na configuração do anúncio. A vantagem desse meio é que pode gerar muitos resultados de forma muito rápida. A desvantagem é que pode sair caro e além de ser um custo diário, se você não souber o que estiver fazendo pode acabar gastando dinheiro sem ter resultado. Então caso queira seguir este caminho, recomendo que se aprofunde bastante no assunto ou então contrate um profissional qualificado para executar o serviço.

Agora, se está se perguntando qual dos meios seguir, eu recomendo que siga os dois, assim você tem resultados rápidos mas também garante a evolução dos resultados a longo prazo. De toda forma é bom você ter um profissional de marketing para te auxiliar nesses processos, caso tenha interesse entre em contato conosco, temos boas indicações.

Razão #3: Para construir credibilidade

Da mesma forma que um escritório bem decorado e elegante transmite muita credibilidade, um bom site, tanto em design, conteúdo e performance, também! Oferecer boas experiências aos visitantes seja na loja, no escritório ou na internet é sempre muito cativante, e possibilita que vínculos emocionais positivos sejam criados em seus prospectos, possibilitando a transmissão de uma imagem de excelência, aumentando o valor percebido dos seus produtos/serviços e facilitando o surgimento de verdadeiros relacionamentos com seus clientes.

Veja só, de acordo com um estudo da universidade de Stanford, cerca de 75% dos internautas admitem fazer julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa, baseados apenas no design de seu website, já 94% das primeiras impressões sobre uma empresa são relacionadas a design, e além disso, segundo uma pesquisa de Neil Patel, 47% dos internautas esperam que um website carregue em menos de dois segundos, sites que demoram mais que isso são considerados ruins para a experiência do usuário, como consequência neste cenário, muitos acabam optando pelas páginas de um concorrente ou similar com uma experiência/performance melhor.

Então fique atento, quando for construir o seu site, certifique-se que ele atenda a bons critérios de design e performance, caso você já tenha um site, você pode entrar em contato conosco e pedir uma avaliação gratuita, para validar ou aprimorar o seu design, e quanto à performance, você pode avaliar o seu site através dessas ferramentas gratuitas: Page Speed Insights e GTmetrics. Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Razão #4: Queda no alcance de redes sociais

Não me entenda errado, ter uma presença forte nas redes é fundamental, entretanto se você pensa que é suficiente, pense de novo, segundo Hootsuite o alcance médio de uma página orgânica no Facebook gira em torno de 5,2%, ou seja, a cada 20 seguidores, apenas 1 é realmente alcançado por uma publicação orgânica. Infelizmente a tendência é só piorar, os algoritmos das redes estão cada vez mais priorizando a quantidade de publicações em detrimento à qualidade delas, saturando as redes de conteúdos superficiais, aumentando a competição das marcas por atenção dos usuários e prejudicando o alcance de páginas que focam em conteúdos realmente relevantes e aprofundados, culminando em uma saturação tão intensa que se torna inviável para o usuário comum consumir todo o conteúdo das páginas que segue, forçando as marcas a investirem cada vez mais em distribuição paga e assim suprimindo ainda mais os conteúdos orgânicos... é uma bola de neve numa ladeira sem fim.

Também vale lembrar que o ambiente das redes sociais é muito poluído, o que dificulta interações profundas e duradouras com o seus prospectos, visto que ao mesmo tempo que o usuário consome o seu conteúdo, também é bombardeado pelo conteúdo e propagandas de outras marcas e pessoas, então podem acabar se distraindo e esquecendo de você, já em um site próprio a comunicação é limpa, direta, memorável e livre de propagandas distrativas. É como comparar uma reunião numa praça de alimentação lotada, cheia de conversas paralelas e propagandas pra todo lado, com uma reunião em um escritório particular, num ambiente silencioso e confortável. Em qual desses ambientes você iria preferir se comunicar com o seu cliente?

Razão #5: Economiza seu tempo e o do seu cliente

Muitos negócios recebem ligações para sanar dúvidas muito simples, como horários de funcionamento, serviços e produtos disponíveis, valores etc.. Com um site você tem menos ligações desnecessárias, pois o seu cliente vai poder acessar seu conteúdo com muito mais facilidade e rapidez, economizando seu tempo, o de seus funcionários e até do seu cliente, otimizando a produtividade de todos. Além disso, o site está sempre no ar, você pode vender e interagir com seus clientes em qualquer dia, à qualquer hora, pode até acontecer de você estar dormindo e simultaneamente seu site estar fechando mais uma venda ou cativando mais um prospecto.

Conclusão:

Sinceramente eu consigo pensar em pouquíssimas exceções, um vendedor ambulante ou um feirante talvez não precisem mesmo de um site, mas do forma geral, ter um website não é mais um diferencial, mas sim uma questão de sobrevivência para a grande maioria dos negócios, um diferencial seria ter um site impecável que ofereça soluções e conteúdo relevante para seus visitantes.

Então, sim, se você tem um negócio, muito provavelmente precisa de um site.

Dicas para começar:

Hoje em dia existem diversas plataformas como o wix, squarespace e zyro, que permitem que você mesmo construa o seu próprio site, mas fique atento, a menos que você tenha bastante conhecimento em design de interfaces, não recomendo que você faça você mesmo, não me leve a mal, se você nunca criou um site, é natural que o primeiro que você crie não fique bom mesmo, assim como qualquer outra coisa, é um exemplo daquele famoso ditado "o barato que sai caro". Me lembra uma vez que eu fui tentar consertar meu próprio telefone e acabei estragando-o mais, e então tive que que jogar fora e comprar um novo.

Além do mais, essas plataformas até podem servir como uma solução breve e provisória, ou para negócios efêmeros, que duram apenas alguns meses, mas se você planeja manter o negócio por muitos anos, procure soluções profissionais e robustas, pois à primeira instância essas plataformas podem parecer soluções completas, mas possuem inúmeras limitações técnicas.

O pior é que muitas te prendem e não possibilitam que você retire o seu site e migre para um servidor próprio ou outra plataforma, ou seja, quando o negócio crescer e você precisar de uma solução mais robusta, não vai poder simplesmente migrar e atualizar, você vai precisar recriar o site completamente do zero, de novo. Aqui na Cali Design já tivemos alguns clientes que chegaram muito frustrados com essas reclamações, então evite perder tempo e ter dores de cabeça e delegue este serviço à 'experts' que podem implementar soluções profissionais, confiáveis e duradouras.

Eu entendo que por vezes é muito difícil já começar um negócio investindo pesado em muitas coisas, mas fique tranquilo, você não precisa começar grande com o site, afinal não é algo que você cria e esquece, você deve estar constantemente atualizando e ampliando, o ideal é que você comece com o mínimo necessário e na medida que for crescendo, você vai adicionando novas páginas, novas funcionalidades, conteúdos, etc...

Mesmo que você tenha um site pequeno, de uma ou duas páginas, se tiver um bom design, for bem estruturado e otimizado, você já terá resultados incríveis, mesmo se tiver pouco tráfego, apenas por você compartilhar o site com novos prospectos, já estará aumentando bastante a percepção de valor da sua marca e consequentemente suas chances de fechar negócios.

Criar sites espetaculares é nossa especialidade aqui na Cali Design! Agende uma consultoria gratuita conosco que te orientamos sobre a melhor solução para o seu negócio, sem quebrar seu orçamento.

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